Uma disputa saudável pretende estimular o descarte de lixo reciclável em diferentes pontos da cidade até o fim das Paralimpíadas. A Comlurb e o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido instalam lixeiras diferentes pela cidade, com recintos diferentes representando países que estão disputando os Jogos e convidam os espectadores a depositarem seus resíduos “no país que consideram vencedor no quadro de medalhas”. Há lixeira instalada na Praça XV. Outras duas nos acessos das rampas das estações do BRT no Parque Olímpico e mais duas no Parque Madureira e na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Cada equipamento tem entradas que representam países diferentes na busca por medalhas olímpicas. Segundo a Comlurb, o objetivo principal é disseminar pela cidade as ações educativas e o hábito de separar o lixo e estimular a reciclagem. Cada lixeira tem capacidade de receber até 700 litros de resíduos, o que equivale a cerca de 1.000 latinhas.

O presidente da Comlurb, Luciano Moreira está animado com a brincadeira. “Vejo que estamos aproveitando o espírito olímpico, para disseminar cada vez mais a ideia de se descartar o lixo corretamente. Espero que com mais esse jogo o cidadão incorpore o hábito de separar os materiais recicláveis no seu dia a dia, pois a cadeia da reciclagem começa nas nossas casas com a separação”, disse, em nota

Podem ser descartados resíduos como garrafas de água, latas de cerveja ou refrigerante e embalagens de biscoito. “A ideia é chamar atenção para a importância da participação do público na manutenção da limpeza da cidade. Com a realização do evento, os olhos do mundo inteiro estão voltados para o Rio. Queremos que as pessoas se envolvam não apenas na torcida pelos ginastas, mas também na apresentação geral de nossa ambiência. As lixeiras temáticas convocam o público a participar jogando o seu lixo reciclado, dentro da dinâmica da competição olímpica, de uma forma divertida”, destaca Ana Lycia Gayoso, coordenadora do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido.

 

Fonte: Oglobo